Edital de Seleção de Monitoria 2012.2

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 02/2012/DMAI

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2012.2

1. DA IDENTIFICAÇÃO

1.1 - Centro: Campus Prof. Alberto Carvalho

1.2 - Departamento: Matemática

1.3 - Disciplinas e número de vagas oferecidas:

Código

Nome

Curso

Número de Vagas

Modalidade

507034

Vetores e Geometria Analítica

Matemática, Física e Sistema de Informação

03

01 Remunerada*

02 Voluntárias

507031

Cálculo I

Matemática, Física e Química

03

01 Remunerada*

02 Voluntárias

507017


507016

Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática
e
Metodologias de Ensino de Matemática

Matemática

03

01 Remunerada**

02 Voluntárias

* 1 vaga remunerada corresponde ao Projeto de Monitoria 2011 e tem contrato de 6 meses e é a renovação da bolsa.

** 1 vaga remunerada corresponde ao Projeto de Monitoria 2012 e tem contrato de 6 meses e pode ser renovada em 2013 por um ano.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 - Período: 15 de outubro de 2012 a 25 de outubro 2012.

2.2 - Horário: No horário de funcionamento da secretaria.

2.3 - Local: Departamento de Matemática.

2.4 - Pré-requisitos:

I - Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFS/Campus de Itabaiana.

II - Ter no mínimo MGP igual a sete no curso no qual está matriculado.

III - Ter sido aprovado na disciplina em que pretende ser monitor com no mínimo média sete.

IV - Dispor de 12 horas para as atividades de monitoria.

3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS DO ALUNO PARA INSCRIÇÃO

3.1 Comprovante de estar matriculado na UFS, no período letivo em que a inscrição está sendo realizada.

3.2 Histórico escolar onde deverá ser comprovada a integralização da disciplina vinculada ao plano de atividade e ao projeto de monitoria do Departamento.

3.3 Declaração assinada pelo aluno, disponibilizando 12 horas/semana para as atividades de monitoria e comprometendo-se a não acumular participação em qualquer outro programa de ensino, pesquisa ou extensão, com remuneração, salvo em relação à atividade voluntária, quando haja compatibilidade de horário, devidamente comprovada.

4. DAS PROVAS

4.1 Data e Horário: 26 de outubro de 2012 de 09h às 11h.

4.2 Local de realização: Sala 101, Bloco D.

4.3 Ementa das disciplinas objeto do concurso:

4.3.1 Vetores e Geometria Analítica:

EMENTA:A álgebra vetorial de R2 e R3. Curvas cônicas. Operadores lineares em R2 e R3. Mudança de coordenadas. Retas, planos, distâncias, ângulos, áreas e volumes. Superfícies Quádricas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

· STEINBRUCH, Alfredo. WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. , Ed. McGraw-Hill do Brasil Ltda

· WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. , Ed. Pearson: Makron Books.

· BOULOS, Paulo e OLIVEIRA, Ivan de C. Geometria Analítica - um tratamento vetorial, McGraw-Hill.

· LANG, Serge, Álgebra Linear, Editora Edgard Blücher Ltda, Editora da Universidade de Brasília.

4.3.2 Cálculo I:

EMENTA: Funções reais de uma variável real, limite e continuidade. Derivada. Aplicações da derivada. Integral definida, antiderivadas, Teorema Fundamental do Cálculo. Mudança de variável. Algumas técnicas de integração. Aplicações da integral.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

· ANTON, H. “Cálculo” (vol. 1). Bookman.

· APOSTOL, T. M. “Calculus” (vol. 1). IEWILEY.

· MUNEM, M. A. “Cálculo” (vol. 1). Guanabara Dois.

· STEWART, J. “Cálculo” (vol. 1). Pioneira Thomson Learning.

· THOMAS, G. B. “Cálculo” (vol. 1). Addison Wesley.

4.3.3.1 Metodologias de Ensino de Matemática

EMENTA: Didática da Matemática. Linhas de Pesquisa da Educação Matemática: objetivos, características, perspectivas. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Livros Didáticos e Paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Avaliação do ensino aprendizagem da Matemática: processos, instrumentos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretária da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

· LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

· RANGEL, Egon de Oliveira . Material adequado, escolha qualificada, uso crítico. Salto para o Futuro, 2005.

· PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

4.3.3.2 Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática

EMENTA: A importância da mídia na Educação. Utilização da Mídia no ensino de Matemática. Introdução à Informática. Internet e ensino de matemática. Editor de texto Latex. Softwares matemáticos. Programas educacionais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

· ARAÚJO, L. C. L.; NÓBRIGA, J. C. C. Aprendendo matemática com o Geogebra. São Paulo: Editora Exato, 2010

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretária da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.

· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

· PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008, 248 p.

· CARNEIRO, Reginaldo F. ; PASSOS, C. L. B. . Um estudo sobre a formação do professor para a utilização das tecnologias nas aulas de Matemática. In: 2º Encontro Regional de Professores de Matemática, 2004, São Carlos. 2º Encontro Regional de Professores de Matemática, 2004.

· BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam G. Informática e Educação Matemática. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2005.

· ALVARENGA, K. B. Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática. Material elaborado para o CESAD/UFS.2009.

4.4 Critérios de seleção: Ordem decrescente de nota obtida na prova escrita.

4.5 Nota mínima para aprovação: 7,0 (sete)

4.6 Critérios de desempate:

Maior MGP

Maior idade

Campus Prof. Alberto Carvalho, 15 de outubro de 2012

Prof. Msc. Ricardo Nicasso Benito

Chefe do Departamento de Matemática – DMAI

ANEXO – 1

PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR

Disciplinas: Vetores e Geometria Analítica(código: 507034)

Atividades do monitor

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Estudos dirigidos pelo orientador

X

X

X

X

X

X

Seminários ou Oficinas

X

X

X

Aulas extras de exercícios.

X

X

X

X

X

X

Atendimento individualizado.

X

X

X

X

X

X

Elaboração do Relatório

X

X

ANEXO – 2

PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR

Disciplinas: Cálculo I (código: 507031)

Atividades do monitor

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Estudos dirigidos pelo orientador

X

X

X

X

X

X

Seminários ou Oficinas

X

X

X

Aulas extras de exercícios.

X

X

X

X

X

X

Atendimento individualizado.

X

X

X

X

X

X

Elaboração do Relatório

X

X

ANEXO – 3

PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR

Disciplina: Metodologias de Ensino de Matemática (código: 507016)

PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Atividades do monitor

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Estudos dirigidos pelo orientador.

X

X

X

X

X

X

Ajudar na preparação das atividades práticas

X

X

X

X

X

X

Atendimento individualizado.

X

X

X

X

X

X

Preparação de relatório

X

X

Campus Prof. Alberto Carvalho, 15 de outubro de 2012

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Prof. Msc. Ricardo Nicasso Benito

Chefe do Departamento de Matemática - DMAI