Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa

Análise dos conteúdos matemáticos nas questões do ENEM no período de 2008-2013, no grupo Matemática e suas Tecnologias
Autores: Profª. Dra. Karly Alvarenga Barbosa e Prof. Msc. Murilo de Medeiros Sampaio
Resumo: O projeto visa elaboração de um banco de dados com as questões do ENEM associando com assuntos, interdisciplinares ou só de matemática, do Ensino Médio aos assuntos necessários para a resolução de situações-problema, e utiliza-lo para descrever a relação entre os assuntos matemáticos abordados no ENEM, confrontando-os com os temas e conceitos matemáticos referentes ao Ensino Médio.
Início: out/2013
Conclusão: out/2014 (Previsão)
Situação: A Iniciar.

Operadores não-lineares absolutamente somantes
Autor: Prof. Msc. Joedson Silva Santos
Resumo: O projeto visa desenvolver a teoria não linear de operadores absolutamente somantes, dando continuidade a artigos publicados nas revistas Advances in Mathematics e Bulletin of the London Mathematical Society.
Apoio: CNPq
Início:
Conclusão: (Previsão)
Situação: Em Andamento.

O ensino e aprendizagem de inequações, o corpo dos reais e lógica matemática: uma releitura
Autor: Profª. Karly Alvarenga
Colaboradores: Vinculado ao grupo de pesquisa GPEA - PUC SP
GPEMEC- UFS Itabaiana
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é fazer uma releitura de publicações científicas que tratam do tema inequações e conceitos correlacionados apresentadas nos anais do Psychology of Mathematics Education – PME, nas atas dos Seminários Franco-Italiano de Didática da Álgebra – SFIDA e em Alvarenga (2006). Nossa metodologia de pesquisa é do tipo quanti-qualitativa com traços metanalíticos e de um estado-da-arte. Os resultados orientarão um mini-curso para professores em formação inicial e continuada e para estudantes do Ensino Médio.
Início: Julho de 2011
Conclusão: Março de 2013 (Previsão)
Situação: Em Andamento.

Estudo sobre uma solução de equilíbrio relativo flat e não planar do problema dos 3 corpos em R4
Autor: Prof. Dr. Alan Almeida Santos
Co-autor: Prof. Msc. Adecarlos Costa Carvalho (UFS - DMAI)
Resumo: A proposta da pesquisa é determinar o equilíbrios relativos do problema de 3 corpo em R^4 provenientes de rotações uniformes das massas em planos ortogonais e estudá-los nos aspectos de estabilidade e existência de soluções periódicas. Esses equilíbrios relativos em R4 são contra-exemplos matemáticos aos teoremas clássicos da Mecânica Celeste decorrentes das leis de Newton em R3.
Início: Março de 2011
Conclusão: Novembro de 2011 (Previsão)
Situação: Em Andamento.

Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nos anos iniciais do ensino fundamentam em Itabaiana.
Coordenação: Profa. Msc. Teresa Cristina Etcheverria
Conclusão: 2012 (Previsão)
Situação: Em Andamento.

Equações de Volterra Abstratas e Aplicações
Autores: Bruno de Andrade (IMCC-USP) e
Arlúcio Viana (UFS-DMAI)

Resumo: O objetivo da pesquisa é estudar a existência, unicidade e comportamento assintótico de soluções de uma determinada equação de Volterra definida em espaço de Banach envolvendo operadores de Hille-Yosida de tipo negativo.
Início: Março de 2011
Término: Março de 2013 (Previsão)
Resultados: Condições para a existência e unicidade para soluções assintoticamente periódicas já foram obtidas e expostas como seminário na I Escola de Inverno Almir Olímpio Alves, realizada de 04 a 08 de Julho de 2011 pelo DMAT-UFPE.
Situação: Em Andamento.


Dinâmica no problema isósceles espacial dos 3 corpos com eixo de simetria girando.
Abstract: We consider the spatial isosceles Newtonian three-body problem, with one particle on a fixed plane, and the other two particles (with equal masses) located symmetrically with respect to this plane. Using variational methods, we find a one-parameter family of collision solutions for this system. All these solutions are periodic in a rotating frame.
Coordenação: Prof. Dr. Éder Mateus de Souza
Colaboradores: Prof. Dr. Cláudio Vidal (Universidad del Bio Bio – Chile)
Discente Jussineide da Fonseca Nascimento
Conclusão: 2011.1(Previsão)
Situação: Concluído
Resultados: http://link.springer.com/article/10.1007/s00205-013-0650-8

Ideais de aplicações multilineares relacionados ao ideal de operadores absolutamente somantes.
Autor: Prof. Msc. Joedson Silva Santos
Resumo: O principal objetivo deste projeto é identificar e explorar as propriedades que consideramos desejável nas extensões multilineares do conceito de operadores absolutamente somantes.
Conclusão: 2011.1
Situação: Concluído

Teorema da Dominação de Pietsch Unificado Generalizado.
Autor: Prof. Dr. Joedson Silva Santos
Resumo: Neste projeto, tentaremos apresentar uma versão mais geral do Teorema da Dominação de Pietsch, que generaliza o Teorema da Dominação de Pietsch Unificado, e em seguida aplicar este resultado para caracterizar aplicações arbitrárias de várias variáveis (não lineares) entre espaços de Banach que satisfaz um teorema de dominação do tipo Pietsch.
Conclusão: 2010.2
Situação: Concluído

Interpretações Combinatórias
Autor: Mateus Alegri
Conclusão: 2011.1
Situação: Concluído.
Resultados: Seminários da Matemática do DMAI.

Configurações centrais cocirculares tipo kite de 4 e 5 corpos
Autor: Prof. Dr. Alan Almeida Santos
Colaboradores: Prof. Dr. Cláudio Vidal (Universidad del Bio Bio – Chile)
Prof. Dra Martha Alvarez (Universidad Autónoma Metropolitana – México)
Conclusão: 2010.2
Situação: Concluído
Resultados: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10884-013-9306-5

Uma análise das dificuldades em matemática dos estudantes recém-ingressos no ensino superior
Autor: Profª. Karly Alvarenga
Colaboradores: Prof. Rafael N. Almeida (UFS - DMAI)
Discente Diego de Jesus Ferreira (PIBIC)
Discente Jarbas Mendonça
Discente Macelo Santana Sales

Resumo: Nesta investigação objetivamos, principalmente, coletar dados, junto aos estudantes e professores da área de exatas, campus de Itabaiana, que nos permitam analisar as dificuldades e os principais tipos de erros algébricos, geométricos e aritméticos que os estudantes, recém-ingressos na universidade, cometem.
Início: Março de 2009
Conclusão: setembro de 2010
Situação: Concluído.
Resultados: 20º Encontro de Iniciação Científica da UFS- 2010;
X ENEM e no Seminário de Educação - Cuiabá
Seminários da Matemática do DMAI.