Ter, 16 de outubro de 2012, 09:38

Edital de Seleção de Monitoria 2012.2
Edital de Seleção de Monitoria 2012.2



SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL


MINISTERIO DA EDUCAÇÃO


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO


DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA



EDITAL Nº 02/2012/DMAI


PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2012.2


1. DA IDENTIFICAÇÃO


1.1 - Centro: Campus Prof. Alberto Carvalho


1.2 - Departamento: Matemática


1.3 - Disciplinas e número de vagas oferecidas:


Código


Nome


Curso


Número de Vagas


Modalidade


507034


Vetores e Geometria Analítica


Matemática, Física e Sistema de Informação



03


01 Remunerada*


02 Voluntárias


507031


Cálculo I


Matemática, Física e Química


03


01 Remunerada*


02 Voluntárias


507017



507016


Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática
e
Metodologias de Ensino de Matemática


Matemática


03


01 Remunerada**


02 Voluntárias


* 1 vaga remunerada corresponde ao Projeto de Monitoria 2011 e tem contrato de 6 meses e é a renovação da bolsa.


** 1 vaga remunerada corresponde ao Projeto de Monitoria 2012 e tem contrato de 6 meses e pode ser renovada em 2013 por um ano.



2. DAS INSCRIÇÕES


2.1 - Período: 15 de outubro de 2012 a 25 de outubro 2012.


2.2 - Horário: No horário de funcionamento da secretaria.


2.3 - Local: Departamento de Matemática.


2.4 - Pré-requisitos:


I - Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFS/Campus de Itabaiana.


II - Ter no mínimo MGP igual a sete no curso no qual está matriculado.


III - Ter sido aprovado na disciplina em que pretende ser monitor com no mínimo média sete.


IV - Dispor de 12 horas para as atividades de monitoria.



3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS DO ALUNO PARA INSCRIÇÃO


3.1 Comprovante de estar matriculado na UFS, no período letivo em que a inscrição está sendo realizada.


3.2 Histórico escolar onde deverá ser comprovada a integralização da disciplina vinculada ao plano de atividade e ao projeto de monitoria do Departamento.


3.3 Declaração assinada pelo aluno, disponibilizando 12 horas/semana para as atividades de monitoria e comprometendo-se a não acumular participação em qualquer outro programa de ensino, pesquisa ou extensão, com remuneração, salvo em relação à atividade voluntária, quando haja compatibilidade de horário, devidamente comprovada.



4. DAS PROVAS


4.1 Data e Horário: 26 de outubro de 2012 de 09h às 11h.


4.2 Local de realização: Sala 101, Bloco D.


4.3 Ementa das disciplinas objeto do concurso:


4.3.1 Vetores e Geometria Analítica:


EMENTA:A álgebra vetorial de R2 e R3. Curvas cônicas. Operadores lineares em R2 e R3. Mudança de coordenadas. Retas, planos, distâncias, ângulos, áreas e volumes. Superfícies Quádricas.



BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:


· STEINBRUCH, Alfredo. WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. , Ed. McGraw-Hill do Brasil Ltda


· WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. , Ed. Pearson: Makron Books.


· BOULOS, Paulo e OLIVEIRA, Ivan de C. Geometria Analítica - um tratamento vetorial, McGraw-Hill.


· LANG, Serge, Álgebra Linear, Editora Edgard Blücher Ltda, Editora da Universidade de Brasília.



4.3.2 Cálculo I:


EMENTA: Funções reais de uma variável real, limite e continuidade. Derivada. Aplicações da derivada. Integral definida, antiderivadas, Teorema Fundamental do Cálculo. Mudança de variável. Algumas técnicas de integração. Aplicações da integral.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:


· ANTON, H. “Cálculo” (vol. 1). Bookman.


· APOSTOL, T. M. “Calculus” (vol. 1). IEWILEY.


· MUNEM, M. A. “Cálculo” (vol. 1). Guanabara Dois.


· STEWART, J. “Cálculo” (vol. 1). Pioneira Thomson Learning.


· THOMAS, G. B. “Cálculo” (vol. 1). Addison Wesley.



4.3.3.1 Metodologias de Ensino de Matemática


EMENTA: Didática da Matemática. Linhas de Pesquisa da Educação Matemática: objetivos, características, perspectivas. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Livros Didáticos e Paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Avaliação do ensino aprendizagem da Matemática: processos, instrumentos.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:


· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretária da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.


· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


· LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.


· RANGEL, Egon de Oliveira . Material adequado, escolha qualificada, uso crítico. Salto para o Futuro, 2005.


· PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.


4.3.3.2 Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática


EMENTA: A importância da mídia na Educação. Utilização da Mídia no ensino de Matemática. Introdução à Informática. Internet e ensino de matemática. Editor de texto Latex. Softwares matemáticos. Programas educacionais.



BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:


· ARAÚJO, L. C. L.; NÓBRIGA, J. C. C. Aprendendo matemática com o Geogebra. São Paulo: Editora Exato, 2010


· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretária da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, 1999.


· BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


· PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008, 248 p.


· CARNEIRO, Reginaldo F. ; PASSOS, C. L. B. . Um estudo sobre a formação do professor para a utilização das tecnologias nas aulas de Matemática. In: 2º Encontro Regional de Professores de Matemática, 2004, São Carlos. 2º Encontro Regional de Professores de Matemática, 2004.


· BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam G. Informática e Educação Matemática. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2005.


· ALVARENGA, K. B. Novas Tecnologias e o Ensino de Matemática. Material elaborado para o CESAD/UFS.2009.



4.4 Critérios de seleção: Ordem decrescente de nota obtida na prova escrita.


4.5 Nota mínima para aprovação: 7,0 (sete)


4.6 Critérios de desempate:


Maior MGP


Maior idade




Campus Prof. Alberto Carvalho, 15 de outubro de 2012






Prof. Msc. Ricardo Nicasso Benito


Chefe do Departamento de Matemática – DMAI





























ANEXO – 1


PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR


Disciplinas: Vetores e Geometria Analítica(código: 507034)


Atividades do monitor


Nov


Dez


Jan


Fev


Mar


Abr


Estudos dirigidos pelo orientador


X


X


X


X


X


X


Seminários ou Oficinas



X



X



X


Aulas extras de exercícios.


X


X


X


X


X


X


Atendimento individualizado.


X


X


X


X


X


X


Elaboração do Relatório






X


X



ANEXO – 2


PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR


Disciplinas: Cálculo I (código: 507031)


Atividades do monitor


Nov


Dez


Jan


Fev


Mar


Abr


Estudos dirigidos pelo orientador


X


X


X


X


X


X


Seminários ou Oficinas



X



X



X


Aulas extras de exercícios.


X


X


X


X


X


X


Atendimento individualizado.


X


X


X


X


X


X


Elaboração do Relatório






X


X



ANEXO – 3


PLANO DE ATIVIDADE DO MONITOR


Disciplina: Metodologias de Ensino de Matemática (código: 507016)


PARA O SEGUNDO SEMESTRE


Atividades do monitor


Nov


Dez


Jan


Fev


Mar


Abr


Estudos dirigidos pelo orientador.


X


X


X


X


X


X


Ajudar na preparação das atividades práticas


X


X


X


X


X


X


Atendimento individualizado.


X


X


X


X


X


X


Preparação de relatório






X


X





Campus Prof. Alberto Carvalho, 15 de outubro de 2012






______________________________________


Prof. Msc. Ricardo Nicasso Benito


Chefe do Departamento de Matemática - DMAI



Atualizado em: Qua, 31 de outubro de 2012, 16:47
Notícias UFS
Avaliação
UFS é destaque no Enade 2016
Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima; veja nota de outros cursos